Caderno A4 com Costura Japonesa

Andressa Kulczynski

Esta peça foi elaborada especificamente para o treinamento de escrita japonesa. O caderno foi composto no formato A4, capa dura e com tecido importado. O papel milimetrado no interior proporciona uma melhor organização para o desenho dos ideogramas japoneses, totalizando 150 páginas no caderno.

A costura aplicada foi um experimento completamente novo; e como o princípio do produto era exatamente com intuito oriental, nada mais apropriado do que a utilização de uma costura japonesa!

A costura japonesa une blocos de folhas soltas com uma costura aplicada na lateral esquerda do caderno. A capa recebe um corte, onde manterá fixa a área a ser costurada, perfurando as folhas do miolo e a contra-capa de forma a unir todos firmemente. Pode ser realizado tanto com uma capa dura quanto flexível, a costura mantém-se segura e as folhas não caem.

Este padrão de costura japonesa é uma variante da tradicional Yotsume Toji (costura de quatro furos) conhecido como Kangxi, cujo nome é uma homenagem a um dos imperadores chineses da dinastia Qing (1644-1912). Essa costura também é denominada como Koki Toji, o que significa “Encadernação Nobre”.

Esta técnica incorpora mais um furo nas extremidades do livro, ligeiramente deslocados para fora, que quando costurados formam um duplo ponto de acabamento, semelhante ao da costura tradicional, mas duplicado.

Share Button

Deixe uma resposta

Your message*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Nome*
Email*
Url