Costuras Copta e Longstitch

Andressa Kulczynski

Para a confecção dos cadernos artesanais que desenvolvo é muito importante definir qual das costuras será escolhida na hora da encomenda. Dependendo do tipo definido, a capa receberá um corte específico para o acabamento do tecido e a furação necessária.

Conheça as duas principais costuras artísticas que tenho aplicado nas encadernações manuais:

A costura Longstitch caracteriza-se por suas longas linhas percorrendo pela lombada do caderno. A técnica utiliza-se da abertura conferida pelo dorso para unir os cadernos à capa dura do livro sem nenhum uso de cola. A apresentação de suas linhas confere uma aparência elegante ao produto junto da exposição do miolo em papéis sortidos através da abertura na lombada.

A costura Copta (também conhecida como “Coptic Stitch”) apresenta o aspecto de trança com a linha e não recebe cola na lombada. Essa técnica também é conhecida como ponto cadeia, onde a linha une folhas soltas a partir de pontos definidos ao longo da lombada dos cadernos em forma de elos, a fim de construir uma corrente com eles. A encadernação Copta caracteriza-se por seu aspecto de brochura e cadernos costurados com a técnica visível na lombada, possibilitando um ângulo de abertura superior a 180º e conferindo um belo acabamento, valorizando o seu design artístico. Existem várias releituras da costura Copta Etíope, uma delas apresentando todas as tranças uniformes ou então tornando as tranças das extremidades com um tramado diferente das demais.

costuras





















Os cadernos são feitos em capa dura resistente, revestidos principalmente por tecido. As brochuras são confeccionadas no tamanho A6 (11cmx15,5cm) e com papéis de acordo com a funcionalidade que será dado ao caderno. Para os artistas, há uma vasta gama de papéis texturizados e de diferentes gramaturas (90g/m² a 300g/m²) que irão conferir um toque especial para as ilustrações; enquanto para anotações, o papel usado é o sulfite (75g/m²) e não apresentam texturas.

Share Button

Deixe uma resposta

Your message*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Nome*
Email*
Url